sexta-feira, 9 de agosto de 2013

FUTSAL - MONTESE

Elaboração - Jayme Araujo
Revisão - Paulo Heitor Fernandes

O excelente desempenho dos pracinhas da FEB na tomada de Montese na Itália, deu nome ao clube dos sargentos de Santa Rosa.Penso ter sido no 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, numa quadra improvisada, de terra, revestida de cascalho, que era varrido para os jogos, aconteceram as primeiras partidas de futebol de salão na nossa terra.
Como lá fora o início, o Montese foi um dos primeiros clubes da cidade, fundado pelo Sargento Juarez Assis dos Santos, tendo como presidente o Sargento Luiz Augusto Pereira (Luiz “Avião”).
O  Montese venceu os primeiros certames que disputou na cidade, graças, principalmente, a Jarbas Tonel, grande atleta, quiçá o maior da comuna. Jarbas e seus companheiros venciam, quase sempre, de goleada.
Num tributo de saudade desejo prestar, aqui,  uma homenagem ao CLESIO ALAR MOTTA CALIL, um dos primeiros atletas do Montese.
MONTESE – Desfile da Semana da Pátria – À frente, Luiz Augusto Pereira, tendo numa das mãos um troféu e na outra de mão dada com Hélcio Vacari dos Santos; Júlio Nunes, Vieira, Soares, Pydd,  Cleo Palmeira, Juarez e Romalino dentre outros.

ALBERTO VOLKMAR CHRISTENSEN santa-rosense dos primeiros que emigraram para a capital, lá foi atleta de futebol de salão, por 8 anos, além de dirigente de um clube representativo da Unidade militar em que servia, o DEPOSITO REGIONAL DE MOTOMECANIZAÇÃO, com destaque nesse esporte em Porto Alegre
.
Regressando a terra, para aqui servir ao Exército, foi escolhido treinador do Montese.  Nessas condições teve o dissabor de ver seu time sofrer alguns gols como este que aqui se retrata:
Partida do Montese levando um gol. Pydd (goleiro), surpreso, Júlio, de
cabeça baixa e Orlando indo buscar a bola na rede. Christensen, desolado, só observa.

A última formação do MONTESE que temos para registro não é a do time com Jarbas Tonel, que foi substituído por atletas esforçados e competentes que levaram seu nome para memoráveis apresentações.

MONTESE - Luiz Augusto Pereira – Presidente, Airton, Saul Liberalli,
Juarez, Soares, Orlando e  Alberto Volkmar Christensen (Técnico). Cleo Palmeira, Pydd, Romalino e Júlio.

Com destaque no FUTSAL da cidade, foi campeão em duas oportunidades.
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre Santa Rosa