VIOLÊNCIA
Corria o ano de 1935 e no município de Santa Rosa a violência continuava a ser manchete nos jornais da capital do Estado. Essa situação perdurou ainda por muitos anos, expondo a atmosfera de ameaça, de discriminação de uso do disfarce e da crueldade na sua pior acepção. Talvez pela distância dos centros maiores, pelo enorme espaço que constituía o município, pela proximidade da fronteira ou, pelo poder político concentrado na mão de poucos, o certo é que ocorrências trágicas tiveram lugar neste território.
Fatos que ocorreram não podem ser arquivados ou guardados numa gaveta. Devem ser regatados e contados para que não se percam no tempo e que fiquem registrados sendo partilhados com as novas gerações.
Registram-se entre os mais velhos, lembranças das crueldades que eram cometidas no município, conforme relatos:
(...) Então, naquela época a colônia dos imigrantes, a maior parte era aqui, no Alto Uruguai. E vinha muitos alemães, então elas mandavam o Arante (filho do Major Lulu Oliveira). O Lulu era o mandante também da coisa... eles pegavam os alemães que não falavam português e levavam para o quartel da Agrícola. Se o alemão não falasse português, ele estava lascado, ele ia para o laço. Tinha muita gente daqui da região, que comentava, até um vizinho nosso que mora aqui entre Vila Beatriz e a Vilas Flores, que era alemão da Alemanha e não tinha jeito de falar o português. Então chegaram os guardas, vieram e prenderam o Sr. Keff e aí mandaram ele escolher: ou fala português ou o vai p ara a Agrícola. Então ele respondeu : Xá ata indo Agrícola. Ele não falava nada em português. .... O alemão tem um pouco de racismo mesmo, eles não gostavam de se misturar muito com preto. Então eles judiavam o que podiam esses alemães .Pegavam os alemães para fazerem demarcação de terra e por qualquer motivo degolavam ali mesmo. Depois incorporavam a terra para eles. Esses homens que gostavam muito de banditismo eram o Tibúrcio Argolo, o Amaro Costa e o próprio Virgulino que eram de toda a confiança dos Majores. ... Naquela época eles trocavam favores e esses homens tinham o privilegio, pois eram capangas, degoladores. Esse Tibúrcio Argolo era um homem ruim, era bandido mesmo .Eles agiam onde mandavam. Naquele época até as crianças dormiam quando falavam no nome deles. ... Eles escolhiam a degola porque isso era a garantia da morte. Muitas vezes tinham que apresentar a cabeça para confirmar a morte. Ali ficavam os corpos esparramados. Naquela época ninguém via, ninguém sabia.
Ah, sumiu, sumiu. Ninguém mais tocava naquele assunto e se insistisse o cara não ficava muito tempo vivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui sobre Santa Rosa